quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

REVISÃO - GERAL - 6 ANO 


  01) Como podemos produzir adubo orgânico? Qual a importância do adubo orgânico?
R. Podemos produzir adubo orgânico através de restos de animais mortos, hortaliças, folhas verdes, cascas de frutas, que devem ser enterrados para que ocorra a decomposição. A importância do adubo orgânico é repor naturalmente a quantidade de nutrientes necessários ao solo, propiciando um melhor desenvolvimento às culturas. 

02) Em qual tipo de solo podemos encontrar maior quantidade de água e por quê?
R. Podemos encontrar maior quantidade de água nos solos argilosos, porque as partículas que o compõem são muito finas.
 
03) Por que algumas vezes é necessário que se faça uma correção no solo? Como podemos fazer essa correção?
R. As correções são necessárias porque, em alguns tipos de solo, podemos encontrar maior quantidade de substância que em outro. Realizamos a correção do solo com a adição de misturas/substâncias, como a de carbonato de cálcio se o solo for ácido. 

04) Existem várias técnicas de preservação do solo, cite algumas dessas técnicas.
R. As técnicas de preservação do solo são: plantar em curvas de nível, realizar a rotação de culturas, manter as áreas de mananciais, evitar queimadas, manter o solo coberto por vegetação e diminuir o uso de fertilizantes e agrotóxicos.

05) Como um solo pode se tornar desertificado?
  R. Um solo pode se tornar desertificado se houver o uso indiscriminado de agrotóxicos ou fertilizantes em uma cultura, alto índice de queimadas e a retirada de minerais muito rapidamente dele, e também a retirada da cobertura vegetal.

06) Cite alguns problemas que contribuem para o desgaste e a contaminação do solo. 
R. Os problemas que contribuem para o desgaste e a contaminação do solo são: as queimadas, o uso de fertilizantes e agrotóxicos, a exploração do subsolo, a deposição do lixo e a construção de aterros sanitários. 

07) Por que a vida no planeta Terra depende totalmente da fertilidade do solo? 
R.A vida no planeta Terra depende totalmente da fertilidade do solo porque é no solo que se encontra a matéria-prima (húmus) que os vegetais precisam para a produção de alimentos.